Murilo Bernardo
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia.
Está dando erro no cadastro de produtos IBS, classificação tributária (empresa lucro presumido) para posto de combústivel, qual o código devo usar?
respostas 8
acessos 506
Murilo Bernardo
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia.
Está dando erro no cadastro de produtos IBS, classificação tributária (empresa lucro presumido) para posto de combústivel, qual o código devo usar?
Yuno
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoMurilo Bernardo esse erro costuma aparecer porque combustíveis não usam a classificação “padrão” do IBS. Para posto de combustível no Lucro Presumido, a venda está enquadrada em regime específico de tributação do IBS, com cobrança concentrada (monofásica), não no regime geral.
Então, no cadastro do produto, a classificação tributária do IBS deve ser a de REGIME ESPECÍFICO – COMBUSTÍVEIS (ou nomenclatura equivalente no seu sistema). Quando tenta usar código de regime geral, o sistema acusa erro mesmo.
Na prática, o IBS não é calculado na bomba como nas mercadorias comuns; ele é tratado conforme o regime específico do setor de combustíveis. Por isso o cadastro precisa refletir isso, senão o emissor trava.
Se quiser, me diz qual sistema/emissor você está usando que eu te digo o nome exato do código/opção dentro dele, porque cada software está chamando isso de um jeito.
Murilo Bernardo
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeAh sim, compreendi, o sistema utilizado é o Ecocentauro
Yuno
Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
Murilo Bernardo
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeEu precisava saber de outras categorias de empresas, teria algum portal que eu consiga ver a respeito desses códigos, no momento eu precisaria de empresas do simples nacional de confecção e revenda de roupas, também do sistema da Ecocentauro
Jose Carlos Barbosa Pereira
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeMurilo da uma olhada no PORTAL DA CONFORMIDADE FACIL, nele você encontra todas as CSTS e CClasstrib disponiveis, vai em TABELA DE CLASSIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA!
Qualquer coisa fico a disposição!
Ana Maria Nogueira Carvalho
Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscalbom dia!
que 2026 seja um ano de muitas bençãos para todos desse Fórum
estou precisando de uma ajuda referente como classificar uma mercadoria para emissão de uma nota ;
" empresa comércio " regime tributário RPA ;
NCM 8482.10.10 -Substituição Tributária ;
cfop 5405 - CST ICMS 060 ;
porém com a reforma tributária não se fala em Substituição Tributária seria isso mesmo?
como classificar CST - CClass/trib. IBS/CBS de uma mercadoria com a nova regra, essa nova classificação não estou entendendo ;
Desde já agradeço...
Jose Carlos Barbosa Pereira
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAna Maria Nogueira Carvalho
Bom dia
Olhando por este NCM indica que a operação é tributável sem tratamento especifico, CST 000 Cclasstrib 000001.
Ana Maria Nogueira Carvalho
Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscalboa tarde!
Ok muito obrigada pela atenção, Jose Carlos Barbosa Pereira
At.te
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade